Cafeína Criativa

novo_cafeina_criativa_-_novembro_2017-06

Cafeína Criativa de Novembro

A Cafeína de Novembro contou com a presença de um dos líderes da Invision. Uma empresa de tecnologia derivada da UENF, e integrante da primeira turma de empresas incubadas na TECCAMPOS, que completa, este ano, dez anos de existência. Sua história é marcada por instabilidades e contradições brasileiras, mas sobrevive acumulando em seu currículo sucessos na execução de projetos comerciais para empresas petroleiras e agências de fomento.

Na Cafeína Criativa deste mês, a empresa compartilhou essa experiência, sobretudo a superação da profunda recessão no setor de petróleo a partir de 2013. Entre outros assuntos, como foi a apresentação da estratégia diante a crise, a formação da equipe e como surgiu a ideia para a criação da empresa.img_16741

img-20171022-wa0024

Cafeína Criativa de Outubro – Lucratividade com Tecnologia da Informação

img-20171031-wa0000
A Cafeína de Outubro contou com a presença do palestrante Frederico Fiuza. Profissional com experiência em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Como funcionário, desenvolvedor e empreendedor, a experiência em várias áreas nos garante, como ouvintes, uma para ajuda bem vinda. Seja para quem está começando ou pretende melhorar ainda mais seu negócio.
 
Frederico introduziu aos participantes da Cafeína sobre a oportunidade de se aumentar a lucratividade de sua empresa utilizando ferramentas gratuitas, de estatística e contabilização, como por exemplo, o Facebook. É uma maneira de controlar ainda mais seus gastos e verificar se seu investimento em marketing e propaganda estão atingindo seu cliente em potencial.
 
O palestrante também enfatizou a importância de manter a fidelidade de seu cliente. É muito mais lucrativo ao longo prazo ter uma parceria que sempre volta. E é através das análises disponíveis nessas ferramentas que o analista encontrará mais certeza se seu comportamento estratégico está no caminho certo.
 
Disponibilizaremos a palestra completa já já. Fique de olho no nosso site e Facebook.
 
img-20171022-wa0024
img_1494

Cafeína Criativa de Agosto abordou sobre Finanças Pessoais

No dia 31 de Agosto de 2017 nós oferecemos na Cafeína Criativa do mês o evento sobre finanças pessoais com o professor associado da UENF e ex presidente da TecCampos, no período de 2007 a 2016, Prof. Ronaldo Paranhos. Em sua palestra, o professor deixou evidente que a falta de compromisso em relação ao dinheiro é um esteriótipo brasileiro e deu orientações simples de como, usando sua experiência pessoal como exemplo, podemos nos ajustar para pelo menos não entrarmos nas famosas “bolas de neve”.

Os convidados puderam se relacionar com o assunto muito facilmente, principalmente quando confrontados com questões simples, como a escolha de um produto da padaria. É preferível comprar a fruta e fazer sua própria geleia ou comprar aquele pote já pronto que custa cinco vezes mais? Aquele iogurte gostoso na hora ou um mais gostoso ainda bem mais barato e com muito mais quantidade, só que cultivado por você mesmo? Foram relações assim que deixaram os caderninhos dos convidados a todo vapor de anotações.

O evento de duas horas foi pouco comparado com a quantidade de assunto que o professor passaria para seus convidados que até combinamos a “Parte 2” da palestra. Ficamos cientes das definições de “Consumo Consciente” e “Poupador Consistente” e “Investidor Eficiente” e teremos muito mais para por em pauta no próximo encontro.

img_8738

Cafeína Criativa de Julho aborda sobre Coworking

No dia 31 de julho de 2017 a nossa Cafeína Criativa realizou na UENF o evento sobre a importância do espaço de Coworking. O nosso encontro foi palestrado pelo convidado Alexandre Azeredo, empresário de Campos dos Goytacazes, proprietário do Freela Café Cowork. Nas duas horas de encontro os ouvintes puderam discutir e colocar em pauta a evolução dos estilos de trabalho, que com o passar dos anos está muito mais voltado para o conforto e produtividade do empregado.

Um ponto bastante discutido entre os convidados foi como a implementação do Coworking está sendo desenvolvida em cidades menores, e como os pontos que oferecem este serviço podem chamar a atenção dos profissionais para utilizarem este espaço. O Palestrante falou de sua experiência como empresário de uma loja de café e implementou seu negócio com o espaço de Coworking.

Com a dinamização do trabalho, onde empresas podem contratar empregados a quilômetros de distância de sua sede, os espaços de Coworking agem como um escritório para o profissional que precisa atender seus clientes, um local para focar em seu trabalho, ainda podendo adquirir a oportunidade de network, afinal, várias pessoas diferentes, de diferentes áreas estarão em convívio.

A palestra deixou claro a diferença de tendência e moda do mercado e como aproveitar para abrir um novo negócio ou saber dizer não para uma coisa passageira.

cafeina2

Cafeína Criativa de Junho aborda sobre Micro Crédito

No dia 30 de junho foi realizado na Universidade Cândido Mendes (UCAM)o evento: Cafeína Criativa – Energia empreendedora em dose extra forte, com o tema microcrédito como alternativa para micro e pequenas empresas. O encontro foi palestrado pelo professor da UCAM e também Superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (FUNDECAM), Rodrigo Lira. Em suas duas horas com Lira, os ouvintes puderam conferir o passo a passo para obterem o microcrédito, que os faz alcançar como êxito necessário seus tão sonhados empreendimentos.

Um ponto debatido pelo palestrante foi o atual cenário econômico do país, porém, ainda assim, a palavra de ordem, de acordo com o Superintendente, é: PARCERIA e CRIATIVIDADE. Em sua fala, Rodrigo ressaltou a parceria com a Tec Campos, incubadora tecnológica, e o recém-aprovado projeto de grande avanço para a planície goitacá: o Parque Tecnológico, projeto da prefeitura na gestão de Rafael Diniz, atual prefeito de Campos. Rodrigo ainda frisou: “Na escassez, a gente precisa de alguns elementos importantes para fazer as coisas acontecerem”.

O conteúdo dos slides apresentados pelo professor da UCAM foram bem acessíveis sobre o que o empreendedor precisa para solicitar o crédito de 6 à 10 mil reais. Dentre os pontos: o requerente deve possuir boas referências; nome limpo no SPC e SERASA; ter 6 meses de experiência na área; morar no município há dois anos; dispor de um avalista com capacidade de pagamento; e, então, o crédito requerido estará sujeito à análise. Nos indicadores, havia também a lista de fomentos apontados: Banco do Brasil, Caixa, entre outros, como também a FUNDECAM, que tem a menor porcentagem de juros por mês. Os documentos necessários para o cliente são: RG, CPF, certidão de casamento e comprovante de residência; para o avalista são todos esses e também o comprovante de renda.

avaliacao

Cafeína Criativa de Maio aborda a importância do relacionamento com os clientes

No dia 29 de Maio, realizamos um dos cafeínas mais interessantes da história da Tec Campos, pois neste abordamos a importância do relacionamento com os clientes, o que é fundamental ser considerado para o sucesso de um empreendimento.

Nesta edição contamos com a presença do Gerente de Pós-Vendas da Toyota SGA/Campos, Thiago Almeida Navarro, que mostrou o sucesso de sua abordagem, na medida em que prioriza o relacionamento direto com o cliente, tratando cada caso de acordo com suas peculiaridades. Ele demonstrou que com a visão Toyota de relacionamento com o cliente é possível manter uma ligação de confiança com o cliente, o que irá garantir o sucesso do ciclo de participação dele na empresa.

Além disso, comemoramos 9 anos da Incubadora Tec Campos. São 9 anos trabalhando para difundir a cultura empreendedora na cidade de Campos dos Goytacazes e região e ajudando a transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso. A Tec Campos tem orgulho de ser peça fundamental no desenvolvimento de sua região, que cresce a cada dia mais e em breve contará com mais de 1 milhão de habitantes, segundo o IBGE. Impulsionar novos negócios é gerar empregos, é gerar renda, é gerar desenvolvimento.

Não percam o Cafeína Criativa do próximo mês. Fiquem ligados nas nossas redes sociais e site para estarem conectados em todos os eventos que realizamos.

cafeinaabril

Cafeína Criativa de Abril abordou novas oportunidades de negócios para a Região Norte Fluminense

A Tec Campos realizou mais um Cafeína Criativa. O evento ocorreu na terça-feira, dia 25/04/2017, e abordou o tema “Cenário de Petróleo e Gás e novas oportunidades de negócios”, tema muito interessante para os empreendedores da região.

O palestrante do dia foi o Economista e Doutor em Planejamento Urbano, Glauco Nader, sócio executivo da Dinamus Consultoria, empresa que presta serviços para a Tec Campos.

Glauco possui mais de 10 anos de experiência no desenvolvimento de fornecedores para indústria petrolífera tanto no Brasil como no exterior. Na palestra abordou as perspectivas para a indústria petrolífera nacional pós-crise e sua participação no cenário internacional, dando ênfase a situação da indústria petrolífera da Região Norte Fluminense.

A Tec Campos segue se preocupando não só em alavancar negócios de sucesso, mas também em discutir temas de extrema relevância para o desenvolvimento da Região Norte Fluminense e de todo o Brasil.

Danilo Barreto.

cafeina

Primeiro Cafeína Criativa de 2017 foi um sucesso

 

O primeiro Cafeína Criativa de 2017 abriu o ano com tudo! No dia 28 de março na TEC Campos o Prof. José Gabriel Peixoto, Analista de Sistema e Gerente de Projetos, bateu um papo com os presentes no evento sobre Gestão de Projetos Simples e Objetiva utilizando o CANVAS.

Além de ter explicado com muita maestria e descontração como funciona o modelo de projeto CANVAS, como utilizá-lo, onde aplicar e seus prós e contras, Gabriel conseguiu infectar a todos com o ideal da importância de se empreender, principalmente em momentos de crise, onde nascem as grandes ideias para sobreviver no mercado. Todos os presentes conseguiram se envolver muito bem ao tema e debater, expondo opiniões, histórias e mostrando como o tema se encaixa nas suas vidas empreendedoras.

Alguns dos participantes desse momento de troca de informações não são ainda empreendedores e nem fazem parte da realidade da incubadora, mas mesmo assim se mostraram muito interessados em aprender mais sobre empreendedorismos e boas práticas na hora de empreender. O intuito da TEC Campos é exatamente esse, que cada vez mais a comunidade possa se envolver nas atividades da incubadora de empresas e buscar conhecer melhor seu trabalho e como pode contar com o apoio da mesma na hora de colocar em prática seus projetos. Entre os participantes também estiveram muitos empreendedores incubados que puderam falar mais sobre suas experiências dentro de Gestão de Projetos e até mesmo da participação da incubadora nesse papel, citando o desenvolvimento do plano de negócio, por exemplo, e sua importância.

O evento foi maravilhoso e gratificante como sempre. A cada Cafeína Criativa realizado a TEC Campos tem cada vez mais certeza de que está no caminho certo e que esse é um projeto que deu super certo, atendendo sempre o ideal de espalhar empreendedorismo para todos os cantos.

Livia Freitas

cafe

Último Cafeína Criativa do Ano

A TEC Campos realizou no dia 13 de dezembro, terça-feira, o último Cafeína Criativa do ano de 2016. Aproveitando esse momento especial a incubadora reuniu sua equipe, empresas incubadas, apoiadores e amigos para o encerramento do ano, a fim de comemorar o sucesso de todas as atividade e projetos executados pela incubadora de empresas ao longo do ano. O encontro de todos foi maravilhoso e muito proveitoso, pois foi um ótimo momento para se conhecerem melhor, trocar experiências e fazer muito network. Todos os que já se beneficiaram com o apoio da incubadora deixam claro que é inegável o quanto a TEC Campos fez, faz e continuará fazendo a diferença na vida de tantos empreendedores e empresários. Para a incubadora é um prazer poder fazer parte de tantas histórias de sucesso, essa é a recompensa para todo trabalho duro e esforço de toda a equipe.

Dessa vez a palestra do cafeína foi apresentada pelo coordenador do Programa Venture Forum – Centro de Capacitação Profissional ABVCAP, Marcelo Carrullo, que conversou com os participantes do evento sobre ‘Capitalização de empresas inovadoras via Venture Capital’, explicando como funciona para sua empresa receber investimentos de fundos de Venture Capital e identificar os fundos adequados ao seu negócio. Os empreendedores participaram ativamente e aproveitaram ao máximo a oportunidade de aprender mais sobre obter investimentos para suas ideias inovadoras. Por fim o palestrante respondeu a diversas perguntas e se reuniu a todos os presentes em um coquetel delicioso, onde todos conversaram, contaram sobre suas empresas e ideias e puderam ampliar seus conhecimentos para empreender a cada dia mais. O fim de ano na TEC Campos foi marcante, assim como todos os outros eventos e iniciativas dos quais a incubadora participou. Toda sua diretoria e equipe desejam a todos um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo e agradecem pela parceria e confiança de todos os empreendedores que apostam no trabalho da incubadora.

photo-1

TEC CAMPOS realiza o penúltimo Cafeína Criativa do ano

cafeina

No penúltimo Cafeína Criativa do ano de 2016 a TEC Campos contou com a presença de Robson Colla Machado, que é empresário na área de tecnologia e falou sobre ‘Os desafios do mercado para empresas de tecnologia’. A conversa foi bem informal e dinâmica, onde o Robson comentou sobre o início de sua carreira no ramo e das dificuldades que enfrentou até se estabelecer. Ele frisou o fato de que um empresário, seja de qualquer ramo, deve estar ciente de que é normal cair em determinado momento, e que o mais importante é sempre ter forças para se reerguer. A queda e depois o recomeço indicam que o empreendimento tem tudo para dar certo e que o empreendedor está no caminho certo. Além disso, Robson deixou claro o quanto o papel de uma incubadora de empresas é fundamental na implantação de novas ideias, para que os novos empreendedores não cometam os erros que ele cometeu no seu percurso nos negócios e tenham onde buscar ajuda, informação e contatos para o crescimento do novo negócio.

Durante todo o bate-papo os participantes fizeram perguntas e interagiram com o convidado. Robson se mostrou uma pessoa muito simples e atenciosa, além de ter dado ótimas dicas para os empreendedores incubados pela TEC Campos. “Nos dias atuais a informação está por toda parte, só não consegue empreender direito quem não quer buscar ajuda e se informar”, disse Robson se referindo às dificuldades que enfrentou quando começou o seu negócio, “quando comecei não era fácil fazer uma pesquisa de mercado e entender o que o cliente queria de você, hoje é possível realizar pesquisas rápidas e eficazes para ter noção se seu negócio vai dar certo”, completou sua declaração reforçando que a incubadora de empresas é uma ótima fonte de conhecimento e apoio à novos empreendedores. Por fim, foi tratado durante o círculo de conversação a importância que o governo poderia efetuar apoiando novas ideias para a melhoria das cidades, do estado e do país. Robson, além de empreendedor é um homem político que se preocupa com o bem-estar e desenvolvimento da população. Foi um prazer para a incubadora de empresas ter mais esse momento com representantes de suas empresas incubadas e convidados.

 

Lívia Freitas.