Notícias

img_8738

Cafeína Criativa de Julho aborda sobre Coworking

No dia 31 de julho de 2017 a nossa Cafeína Criativa realizou na UENF o evento sobre a importância do espaço de Coworking. O nosso encontro foi palestrado pelo convidado Alexandre Azeredo, empresário de Campos dos Goytacazes, proprietário do Freela Café Cowork. Nas duas horas de encontro os ouvintes puderam discutir e colocar em pauta a evolução dos estilos de trabalho, que com o passar dos anos está muito mais voltado para o conforto e produtividade do empregado.

Um ponto bastante discutido entre os convidados foi como a implementação do Coworking está sendo desenvolvida em cidades menores, e como os pontos que oferecem este serviço podem chamar a atenção dos profissionais para utilizarem este espaço. O Palestrante falou de sua experiência como empresário de uma loja de café e implementou seu negócio com o espaço de Coworking.

Com a dinamização do trabalho, onde empresas podem contratar empregados a quilômetros de distância de sua sede, os espaços de Coworking agem como um escritório para o profissional que precisa atender seus clientes, um local para focar em seu trabalho, ainda podendo adquirir a oportunidade de network, afinal, várias pessoas diferentes, de diferentes áreas estarão em convívio.

A palestra deixou claro a diferença de tendência e moda do mercado e como aproveitar para abrir um novo negócio ou saber dizer não para uma coisa passageira.

cafeina2

Cafeína Criativa de Junho aborda sobre Micro Crédito

No dia 30 de junho foi realizado na Universidade Cândido Mendes (UCAM)o evento: Cafeína Criativa – Energia empreendedora em dose extra forte, com o tema microcrédito como alternativa para micro e pequenas empresas. O encontro foi palestrado pelo professor da UCAM e também Superintendente do Fundo de Desenvolvimento de Campos (FUNDECAM), Rodrigo Lira. Em suas duas horas com Lira, os ouvintes puderam conferir o passo a passo para obterem o microcrédito, que os faz alcançar como êxito necessário seus tão sonhados empreendimentos.

Um ponto debatido pelo palestrante foi o atual cenário econômico do país, porém, ainda assim, a palavra de ordem, de acordo com o Superintendente, é: PARCERIA e CRIATIVIDADE. Em sua fala, Rodrigo ressaltou a parceria com a Tec Campos, incubadora tecnológica, e o recém-aprovado projeto de grande avanço para a planície goitacá: o Parque Tecnológico, projeto da prefeitura na gestão de Rafael Diniz, atual prefeito de Campos. Rodrigo ainda frisou: “Na escassez, a gente precisa de alguns elementos importantes para fazer as coisas acontecerem”.

O conteúdo dos slides apresentados pelo professor da UCAM foram bem acessíveis sobre o que o empreendedor precisa para solicitar o crédito de 6 à 10 mil reais. Dentre os pontos: o requerente deve possuir boas referências; nome limpo no SPC e SERASA; ter 6 meses de experiência na área; morar no município há dois anos; dispor de um avalista com capacidade de pagamento; e, então, o crédito requerido estará sujeito à análise. Nos indicadores, havia também a lista de fomentos apontados: Banco do Brasil, Caixa, entre outros, como também a FUNDECAM, que tem a menor porcentagem de juros por mês. Os documentos necessários para o cliente são: RG, CPF, certidão de casamento e comprovante de residência; para o avalista são todos esses e também o comprovante de renda.

Planejamento Estratégico para as Empresas Incubadas

Nesta última quarta feira dia 06/07 os alunos do curso de Engenharia de Produção da UENF apresentaram planos de planejamento estratégicos para as empresas incubadas da Tec Campos.

Estas apresentações são referente à disciplina de Introdução à Metodologia Científica, sob supervisão do Prof. Dr. Manuel Antônio Molina Palma. O professor propôs aos alunos que trouxessem um planejamento estratégico sólido para as empresas escolhidas com o intuito de aproximar os alunos à realidade das empresas.

Os pontos abordados nos planejamentos apresentados pelos alunos foram: Análises de aspectos internos, do ambiente na região, do ambiente e outros setores de atividade, do macroambiente clima, do macroambiente solo, do ambiente interno; comparação orientação com campos de atuação; análise da estratégia vigente; escolha das estratégias e objetivos; estabelecimento de metas; projeção de vendas; contribuição por classe; Imobilizado; balanço; Mutações do balanço: Reflexo das ações estratégicas; Informações gerais das estratégias e Descrição das ações sugeridas. Como podemos observar o planejamento estratégico desenvolvido pelos alunos é bem completo e poderá ser utilizado pelas empresas.

As empresas incubadas na Tec Campos que foram escolhidas pelos alunos para a criação do planejamento estratégico foram: Inside Fx, Cluub e Full Type.

INSIDE FX

A Inside Fx teve seu plano estratégico desenvolvido pelos alunos Allan de Lima Bittencourt, Gabriela Sigiliano Teixeira e Sthefânia Areal Braga. Todos alunos do curso de Engenharia de Produção da UENF.

foto-1

Alunos: Allan de Lima, Gabriela Sigiliano e Sthefânia Areal

CLUUB

A empresa Cluub teve seu plano estratégico desenvolvido pelas alunas Daniely Niely da Silva Marques, Dévora da Silva Florenano e Poliana Romero Miller. Todos alunos do curso de Engenharia de Produção da UENF.

Alunas: Daniely Niely, Dévora da Silva

Alunas: Daniely Niely, Dévora da Silva e Poliana Romero

FULLTYPE

A empresa Fulltype teve seu plano estratégico desenvolvido pelas alunas Elizabeth da Conceição Carvalho Nunes, Gabrielle Guimarães Klerch Alves, Yasmin Pereira Gonçalves. E para prestigiar o trabalho feito elas tiveram a presença do CEO da empresa, Marcus Vinicius Liberato.

Alunas: Elizabeth da Conceição, Gabrielle Guimarães, e Yasmin Pereira e o CO da Fulltype Marcus Vinicius.

Alunas: Elizabeth da Conceição, Gabrielle Guimarães, e Yasmin Pereira e o CO da Fulltype Marcus Vinicius.